ERA UMA VEZ O CINEMA


A Casa da Rua 92 (1945)

cover A Casa da Rua 92

link to A Casa da Rua 92 on IMDb

País: USA, 88 minutos

Titulo Original: The House on 92nd Street

Diretor(s): Henry Hathaway

Gênero(s): Crime, Drama, Filme-Noir, Mistério, Suspense, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
6.6/10 (2577 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor História Original (Charles G. Booth)

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, ainda na universidade, Bill Dietrich (William Eythe) é procurado pelos alemães para se tornar um espião. Filho de alemães e com nacionalidade americana, Dietrich seria o agente perfeito, porém o jovem faz de conta que aceita a proposta, mas se apresenta ao FBI. Dietrich se torna um agente duplo.

Ele segue para Hamburgo e inicia um treinamento de seis meses, até voltar para os Estados Unidos com o objetivo de espionar o governo americano ao lado de um grupo de agentes alemães que vivem disfarçados na América. Com apoio do agente do FBI Briggs (Lloyd Nolan), Dietrich fará de tudo para desbaratar a conspiração.

Pontuado por uma narração formal, que logo no início cita que a trama é uma mistura de vários casos reais, para em seguida explicar passo a passo a atuação do FBI, citando que as cenas foram filmadas em locais onde aconteceram os fatos originais, este longa é uma verdadeira propaganda do trabalho do FBI.

A Casa da Rua 92 apresentou a Hollywood o estilo e as técnicas do documentário.[1] Baseado em fatos reais, o filme começa com um aviso: "Esta história é adaptada dos arquivos de espionagem do FBI" e, a partir daí, mostra as meticulosas técnicas de pesquisa empregadas por aquele órgão para desbaratar uma quadrilha nazista em operação dentro dos Estados Unidos.

Para enfatizar o tom documental da película, o diretor Hathaway trabalhou com um elenco formado por coadjuvantes e atores de teatro, ao invés de grandes astros; inseriu narrações em off objetivas e explanatórias; utilizou cartões para explicar as origens dos fatos; e empregou agentes do FBI como extras. O diretor também combinou filmagens realizadas pelo próprio FBI (de alemães suspeitos de ser espiões) com locações em Nova Iorque e Washington, D. C..

Ao alternar a narrativa sóbria com um andamento nervoso, espiões excêntricos e uma fotografia típica do filme noir, Hathaway entregou um grande sucesso de público e crítica.

A Casa da Rua 92 tornou-se pioneiro no emprego de técnicas de documentário em filmes sobre crime e espionagem.[1] Também inspirou uma série de semidocumentários, entre eles 13 Rue Madeleine (1946) e Kiss of Death (1947), do próprio Hathaway, além de Boomerang! (1947), dirigido por Elia Kazan.[2] A Academia premiou todo esse esforço com o Oscar de Melhor História Original.

O filme assinala a estreia no cinema de E. G. Marshall, no papel de atendente do necrotério. Assim como aconteceu em 13 Rue Madeleine, seu trabalho seguinte, ele não recebeu créditos.

 

Elenco: